Solidão?
Nenhum ser humano é uma ilha.
Todo ser humano por mais que seja tímido, fechado, enclausurado; tem uma necessidade vital de construir pontes com os outros.
Inclusive pessoas vitimadas por um surto psicótico, ainda que rompeu os parâmetros da realidade, ele tem uma necessidade vital de construir personagens na sua mente para se relacionar, ainda que esses personagens o perturbe e o assombre.
Queridos amigos, você, por mais que tenha características de que aprecia a solidão; nenhum ser humano ama a solidão absoluta.
Eu preciso de solidão, doses dela para escrever, me interiorizar, refletir, para produzir novos conhecimentos. Eu converso comigo, eu me pergunto constantemente, eu converso também com os personagens que eu crio, com os meus romances psiquiátricos.
Mesmo os monges Cartuxas que se enclausuram para fins místicos, tem um silêncio quase absoluto e só podem conversar uma hora por semana. Eles constroem uma série de personagens na sua mente para se relacionar. Me lembro dos essênios em israel, e que fui à conferência FreeMind, que é um dos poucos programas mundiais para prevenção de transtornos psíquicos; e fui visitar a região montanhosa onde os essênios viviam, e ali, eles escreveram de maneira quase obsessivo os originais do velho testamento; produziram muitas copias e enterravam nas montanhas.
Esses manuscritos se tornaram um dos maiores achados arqueológicos da história em uma fidedignidade enorme com os textos do velho testamento que muitas religiões têm hoje. Enfim, mesmo os essênios que se enclausuravam e faziam votos de silêncio; eles precisavam se relacionar consigo e com os personagens que eles criavam na sua mente. Portanto, o homo sapiens, o ser humano é o homo-sócios; ele tem uma necessidade vital de conviver com pessoas; só que infelizmente nós não sabemos dialogar, frequentemente sabemos falar sobre política e economia; sabemos falar sobre esporte e música; mas, não sabemos falar de nós mesmos.
POR FAVOR; eu vou te pedir, não tenha medo de falar de si mesmo, e aprenda a ouvir o que os outros têm para dizer, e não aquilo que você quer escutar.
Certamente, assim você vai construir pontes notáveis com seus filhos; vai descobrir o mundo além da sala de visita deles; pontes notáveis com seu parceiro ou parceira e descobrir um mundo que estará além da sua compreensão; que freqüentemente é uma compreensão que precisa de profundidade.
Portanto, há mundo a ser explorado dentro das pessoas que estão ao seu redor e dentro de você mesmo. Viaje para dentro dessas pessoas e penetre em camadas mais profundas do seu próprio ser.
Assim; A Palavra Saúde Emocional, Saúde Social E Felicidade, Sairá Das Páginas Do Dicionário Escrito, E Elas Se Tornarão Vivas Nas Páginas Do Nosso Coração Emocional, Nas Páginas Da Nossa Personalidade.
Augusto Cury
Labels:
EMOTIONAL HEALTH