Traduzir

Marcadores

Mensagens para Viver

Pena De Vida!

Você vai morrer!
Eu confesso que não gostei quando ouvi esse comentário. Até porque, eu paguei para ouvir.
A história é o seguinte: Eu descobri na verdade, me indicaram um senhor que era um conselheiro, um guru, enfim, e fizeram questão de me levar até lá. Uma estrada horrível, foi longe para caramba, e quando finalmente cheguei lá, tinha uma galera. E quando eu fiquei cara a cara com o tal do guru, com o senhor, a primeira coisa que ele me disse foi isso: "Você Vai Morrer". Eu, já meio sem paciência, eu falei: Ok meu senhor, isso eu já sei. Aí ele riu como quem escuta exatamente o que queria. Sabe aquela coisa? Estava só esperando. Aí ele falou: Ok meu jovem. Saber que vai morrer, é uma coisa. Viver como quem sabe, é outra. Aí começou a valer a pena. No mínimo é bom de trocadilho, o tal guru.
Mas enfim, o que me pegou mesmo, foi  porque eu sempre tive essa questão, de como fazer valer a pena? Sabe? Será que vale a pena viver? Mais ainda, como fazer a vida vale a pena?
Porque cada um tem uma informação, uma sugestão. Sabe aquela coisa? Tem que largar tudo, tem que ganhar dinheiro, tem que desapegar, tem que correr riscos, tem correr o mundo. Enfim, parece que os nossos próprios desafios não são o bastante. E se, você está satisfeito, trilhando o próprio caminho, encarando os próprios desafios, que não são poucos, muito menos fácil de resolver muitas vezes. Nos julgam de "acomodados". Não quer sair do lugar. Eu sentia essa pressão pelo menos.
E aí eu fiz a pergunta. Aproveitei justamente esse sentimento e falei: Ok guru, mas, o que eu faço para vida valer a pena? Ele respondeu com uma pergunta: Quem disse que a vida é uma pena? Que pressuposto é esse de que para aliviar a pressão, a gente tem que estar sempre tentando valer por alguns momentos, por algumas pessoas. Quase nunca por nós mesmos. Já percebeu?
E aí ele me disse: Isso é como se a vida não se bastasse, estar vivo, não se bastasse. Então, se de uma chance. Se de uma chance para perceber que a vida não é uma pena. É um privilégio.
Quando ele disse isso, eu falei: Pô mestre. A essa altura ja virou mestre. Justamente. Foi guru, senhor, do conselheiro ao mestre, porque eu assimilei, exatamente o que eu sentia. Às vezes eu sinto aquela coisa que vai e volta, de que eu estava sempre perdendo o tempo de um sorriso, me perguntando "quando a felicidade vai chegar?"
Sabe aquela insatisfação, aquela coisa que nunca esta bom? Sempre é pouco.
Quando ele falou isso, me deu uma certa liberdade. Eu entendi que, ok, eu vou morrer. Mas, estou livre dessa pena de vida. Sabe? De ter que dar satisfação, das expectativas, minhas, que não são poucas, e dos outros que se tornam um peso gigante. 
Ainda deu tempo de fazer uma última pergunta.
Falei, ok. E o que fazer com essa liberdade? O que ele me disse é que eu deixo de sugestão para vocês.
Quando eu perguntei: Mestre, o que fazer com essa liberdade?
Ele me disse: Não se pergunte.
Sinta-se Livre Para Viver A Resposta.

Voz Ao Verbo - Allan Dias Castro - Pena De Vida - Se Dê Uma Chance!