Pobres homens somos nós!
“Quando vier o Filho do Homem, por ventura encontrará fé na terra?”
Quando vier o filho do homem…
....a verdade, o caminho e a vida…
...por ventura encontrará os homens seguindo segundo a verdade?
Ou andamos segundo a verdade, ou o filho do homem é apenas uma grande mentira pra nós.E o fato é que, nos nossos dias, a mentira é crida e defendida...
A verdade é ficção...
Tem-se detido tanto a verdade pela mentira; tem-se trocado tanto a verdade do Evangelho pelas invenções dos homens, que na hora da verdade mais simples e caracterizadora do Evangelho ser manifestada, os “crentes” que aceitam toda sorte de picaretagem dizem: “Ah, não! Esse negócio só pode ser ficção!”
Os pregadores da verdade, em geral nada sabem sobre ela, visto que se é a verdade que produz a liberdade, é também a liberdade que faz a verdade ser vida. E ninguém conhece a verdade sem ser na vida e nas entranhas da experiência do existir e em meio a todas as contradições. Por isto, conhecer a verdade sempre dói, e muito. De fato, esgarça você completamente. E como os pregadores da verdade não querem ser esgarçados, falam do que não conhecem, ou seja, só proferem mentiras.
Quando Paulo diz em II Coríntios que receava que “assim como a serpente enganou a Eva”, do mesmo modo, fossem “as nossas mentes corrompidas”, afastando-nos da pureza e simplicidade devidas a Cristo — ele fazia isto se relacionar à seqüência do texto, que mostra os “falsos apóstolos, ministros de justiça (disfarçados) e anjos de luz (travestidos); todos figuras representativas da serpente que enganou a Eva e seu marido; e que, então, em seu disfarce apostolar, afastavam o povo da simplicidade e pureza do Evangelho, distorcendo toda a verdade.
Estamos falando de uma realidade de Paulo, que perdura até os nossos dias.
As figuras representativas da serpente continuam com seu disfarce apostolar, adulterando a verdade das escrituras e apresentando as pessoas à mentira disfarçada de algo que lhes possa dar conforto, conforto é também uma mentira.
Não é acaso isso o que faz o cristianismo?
Apresentando a mentira disfarçada de algo que se queira muito, atraem as pessoas cada vez mais para essa armadilha que é uma teia de falsos ensinamentos que apenas servem para aprisionar os fiéis, para serem eternamente dependentes e cegos, fáceis de controlar, soldadinhos, enganados.
Claro, se a religião buscar sua base na verdade, facilmente ela ruirá, visto que a verdade não aprisiona, não comanda, não aliena, mas o contrário, liberta, clareia, pacifica e isso é absolutamente o contrário do que a igreja deseja, e ainda que desejasse reter a Verdade para proclamá-la, não poderia.
O discípulo sabe que a Verdade não merece uma resposta, pois a verdade é o caminho e a vida.
Ora, se o discípulo já sabe isto, que dirá a Verdade de si mesma?
A verdade não pode ser encontrada num laboratório, num seminário, num livro ou numa bela reflexão.
É pura ilusão pensar que alguém pode chegar à verdade assim como ele chega à uma “conclusão lógica”.
Não há lógica para se chegar à verdade. Ela acontece pelos caminhos da não-lógica, e não poupa ninguém de fazer a viagem se o objetivo é encontrá-la.
“O que é a verdade?” — foi a questão de Pilatos para Jesus.
O Cristianismo é que tentou responder a Pilatos, e, à moda grega, desenvolveu Credos, Dogmas, Teologias, Doutrinas e uma Sistemática para a Verdade — o que não é nada além de um pacote vazio, uma mentira.
Assim, somos da verdade se recitamos o credo certo, e se compramos o pacote de doutrinas corretas, enquanto nos assentamos, e dizemos: "Agora nós conhecemos a verdade!"
Pobres homens somos nós!
Jesus não tem doutrinas e nem credos. Por isso o samaritano é bom, apesar de seu credo errado.
Para Jesus, Perdão É perdão; Misericórdia É misericórdia...
Assim, Ele não nos chama para saber, mas para ser e experimentar.
“O que é a Verdade?”
Pense nisto!
Caio Fábio
Se sentir no coração, faça uma doação se gostou de nosso blog. |